quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Cronologia da Historia da Família Medeiros

·
Período do possível surgimento do Sobrenome Medeiros em Portugal.
Alguns genealogistas pretendem deduzir que o sobrenome Medeiros venha do substantivo masculino medeiros ,lugar em que se juntam medas ( montes ) ,por exemplo : "Olhai se juntais bem esses molhos , diabos de raparigas . Ide para acolá , para onde aqueles homens fazem os medeiros ", Teixeira de Queirós , Comédia do Campo , I , p.88

· Esta dedução não é muito aceitável , pois não se explicaria que o sobrenome Medeiros seja precedido de preposição , indicativa de origem geográfica ,isto é de povoações chamadas Medeiros .Assim cremos que De Medeiros signifique aquele que vem da povoação de nome Medeiros.

· O mais antigo que se conhece com o sobrenome Medeiros é Rui Gonçalves de Medeiros , que viveu em Évora , e que tomou o partido de D. João I ,o Mestre de Avis, para junto com o povo de Évora ,expulsar do Castelo de Évora o alcaide,Álvaro Mendes de Oliveira ,por ser este partidário do rei de Castela e de sua mulher a rainha D. Brites . Rui Gonçalves de Medeiros assumiu a alcaidaria-mor de Évora, depois dos tumultos que envolveram esta cidade no início da crise 1383-85.

· A Familia Medeiros parece ser natural do lugar de Medeiros , na freguesia de Vila Chã , no Concelho de Montalegre , distrito de Vila Real ,província de Trás-os-Montes . Dista 5 km da sede do concelho , na estrada principal entre Chaves e Braga , 16 km da fronteira com a Espanha , a beira das montanhas Barroso , a província é chamada tras-os-montes , no extremo norte do continente Português . A freguesia compreende os lugares de : Castanheira , Firvidas , Gralhos , Medeiros , Peirezes , Penedones , São Vicente , Travassos de Chã e Trogueda.

· Século XV Oriundos de Ponte de Lima , um ramo de Medeiros fixou-se no século XV , no Algarve , e outro ramo , também oriundo de Ponte de Lima e também no mesmo século ,fixou-se na Ilha de São Miguel , nos Açores.

· 1420-1450 -James Guill lista o nome de varios chefes de familia no arquipélago da Madeira , dentre os quais está listado Rui Vaz de Medeiros . Rui Vaz de Medeiros , que viveu no tempo do capitão Rui Gonçalves de Medeiros , era natural de Ponte de Lima ,região de Guimarães ,Portugal , fugiu da casa paterna e foi primeiro para a Madeira , durante a primeira colonização , onde casou com D. Ana ( ou Mecia) Gonçalves de Mendonça , uma filha de um nobre cidadão , chamado Jorge de Mendonça . Teve sesmaria na Tabua e deixou geração nesta freguesia Ponta do Sol e Funchal , com boas ligações de sangue . Depois passou com sua familia aos Açores , tendo fixado residência na Ilha de São Miguel .

· 1474- Rui Vaz de Medeiros , que viveu no tempo do capitão Rui Gonçalves de Medeiros , era natural de Ponte de Lima ,região de Guimarães ,Portugal , fugiu da casa paterna e foi primeiro para a Madeira , durante a primeira colonização , onde casou com D. Ana ( ou Mecia) Gonçalves de Mendonça , uma filha de um nobre cidadão , chamado Jorge de Mendonça .Depois passou com sua familia aos Açores , tendo fixado residência na ilha de São Miguel , onde lhe foram doadas muitas terras , de sesmaria ,no termo da vila de Lagoa. Chegou em São Miguel com o terceiro Capitão Donatario de São Miguel , D. Rui Gonçalves de Camara.

· Rui Vaz de Medeiros e sua mulher Ana Gonçalves tiveram os seguintes filhos: Vasco de Medeiros,casado com Catarina de Ponte,filha de Fernando Rodrigues,dos nobres da Lagoa;Rafael de Medeiros,casado com uma filha de Antonio Roiz Carneiro,governador da ilha de Santa Maria;João Vaz de Medeiros,casado com Isabel de Frias;Jordão Vaz de Medeiros,casado em Vila Franca com uma filha de Francisco Afonso e Branca de Paiva;um filho que faleceu solteiro; Branca Dias de Medeiros que se casou com Diogo Afonso da Costa Cogombreiro,Guiomar Roiz de Medeiros,casada com Lope Anes de Araujo;e Maria de Medeiros,que casou tres vezes.

· O filho de Rui Vaz de Medeiros , chamado Vasco de Medeiros , estabeleceu-se nesta vila de Lagoa ( ou vila de Alagoa) .
Muitos açoreanos com o sobrenome Medeiros são descendentes deste Rui.

· 1552- Possíveis netos ou bisnetos de Rui Gonçalves de Medeiros : Francisco de Medeiros , casado com Helena Barros Pereira , foi secretario da Casa da India .Era irmão de Francisco o Padre Gonçalo Medeiros ( m. Lisboa ,4/4/1552) ,natural de Freixo de Espada à Cinta. Foi o primeiro padre que em Portugal vestiu o hábito da Companhia de Jesus , tendo sido confessor do rei D. João III e da rainha D. Catarina.


1586- O anotador das Saudades dá o ano de 1586 como o da criação da freguesia de Tabua, na Ilha da Madeira.João Medeiros de Miranda, Manuel de Espinola, Antonio Velho de Amil, Luciano Espinola e Rui Gomes foram os primeiros sacerdotes que exerceram funções paroquiais nesta freguesia. Desta freguesia, disse em 1590 o Dr. Gaspar Frutuoso: ´Da Ribeira Brava meya legoa, está a Ribeira da Tabua com huma freguesia de quasi trinta fogos. Teve já dois engenhos e tem muitas vinhas, cannas e fructas, mas o vinho é semelhante ao da Ribeira Brava, sua vizinha. Desta Ribeira da Tabua são os Medeiros gente nobre e honrada. Observa com razão o anotador das Saudades que naquela época tinha esta paróquia mais de 100 fogos e não apenas 30, como claramente se deduz dos alvaras régios respeitantes as congruas paroquiais.
1650- Ancestral mais remoto do Ramo dos Medeiros no Nordeste , MARIA DE MEDEIROS, moradora na Lomba de Santa Bárbara, casou-se com Francisco Lopes da Costa em 12-8-1650.

· 1753-Data do nascimento de Manoel Jorge de Medeiros , natural da Ilha do Faial , freguesia de Cedros , filho de Maria do Rosario de Medeiros e Antonio Jorge Ferreira . Manoel Jorge de Medeiros emigrou para o Brasil onde constituiu familia ao Sul de Minas Gerais, criando o Ramo dos Medeiros , da cidade de Passos , Minas Gerais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário